CuriosidadesDestaqueDicasGeralÚltimas

A Biblioteca mais bonita do Brasil

Não só do Brasil, mas sempre colocada, em todas as listas,  entre as dez bibliotecas mais bonitas do mundo, e muitas vezes citada como a mais bonita.

A Revista Time, por exemplo,  numa ampla reportagem e pesquisa, a classificou como a quarta mais bonita do mundo,  Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro, com seu magnífico prédio, teve  sua construção entre os anos de 1880 a 1887, porém a Instituição já existia antes desta data. Isto é, 1837 que temos assinalado como a fundação desta prestigiosa associação.

Localizada na rua Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, teve sua fundação promovida por quarenta e três imigrantes portugueses todos refugiados políticos, com a ideia de estabelecer vínculos culturais entre a comunidade portuguesa que morava no Rio de Janeiro, a capital do Império.

Dom Pedro II lançou a pedra fundamental deste magnifico prédio no ano de 1880 e coube sua filha Princesa Isabel a honra da inauguração.

Estilo Neo Manuelino,  está de acordo como a época do reinado de Dom Manuel, que foi de 1495 a 1521, momento das grandes descobertas e conquistas portuguesas.

Sua fachada tem inspiração, no Mosteiro dos Jerônimos, ponto turístico tradicional de Lisboa.

A bela fachada trás estatuas de importantes personagens da história de Portugal, como Luís de Camões (1524/1580) , Pedro Alvares Cabral (1467/ 1520), Vasco da Gama (1468/1524), Infante Dom Henrique (1394/1460).

O público teve acesso a partir de 1900, com isso grandes nomes da literatura brasileira como. Olavo Bilac, Machado de Assi e João do Rio, eram vistos com frequência, em suas dependências.

Sua  biblioteca possui o maior  acervo de obras portuguesas,  fora de Portugal. Entre inúmeras obras raras podemos citar:

As Ordenações de Dom Manuel (1521)

Os Lusíadas de Luís de Camões (1572)

Manuscrito de Tu, só tu, puro amor de Machado de Assis.

Ao todo o acervo ultrapassa o espetacular número de 350.000 unidades, toda a coleção está digitalizada, a entrada é gratuita.

No dia 15 de março de 1935,  o governo português atribui ao Real Gabinete, através da Biblioteca Nacional de Lisboa,  o benefício de receber de todos os editores portugueses um exemplar das obras por eles impressas.

Com isso o Real Gabinete Português de Leitura está sempre atualizado da produção literária produzida em Portugal, sendo a única instituição no mundo com este perfil. Isso leva o nome de Depósito Legal, da literatura portuguesa.

O Real Gabinete Português de Leitura recebe cerca de seis mil novos livros por ano só da produção criada em Portugal.

O  Real Gabinete Português de Leitura também realiza a reparação, encadernação e conservação de seus próprios livros desde a criação, em 1933, de sua oficina nas dependência do prédio da biblioteca.

Porém, antes de qualquer pesquisa ou leitura, antes de qualquer busca por livros, no salão de leitura, não deixe de observar acima o deslumbrante candelabro decorando o teto.

Além desse candelabro, uma fabulosa claraboia em ferro e vidro,  que tem a característica de ser a primeira desse tipo no Brasil.  

Também através do Centro de Estudos, criado em 1969, são realizados cursos, palestras, congressos, conferências, também são promovido o intercâmbio com institutos culturais e universidades do Brasil e do exterior.

Outra curiosidade a ser registrada é que foi lá as primeiras reuniões da Academia Brasileira de Letras foram realizadas.

O Real Gabinete Português de Leitura com toda a sua magnitude e seu incrível acervo fica localizado na Rua Luís de Camões, 30, Centro, Rio de Janeiro/RJ  CEP: 20051-020

Telefones: (21)2221-3138

E-mail: gabinete@realgabinete.com.br

Funciona de segunda a sexta-feira, da 10h às 17:00 horas, sempre com entrada gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *