CuriosidadesEsportesGeral

Com o final da Copa do Mundo 2022 com êxito total

Com o final da Copa do Mundo 2022 com êxito total, e tendo a Argentina sagrando-se a grande campeã, o mundo esportivo foca na próxima Copa do mundo, onde ocorrerão algumas mudanças fundamentais.

Primeiro a volta para a tradicional data entre o mês de junho e julho, como sempre.

Em 2022 foi pela primeira vez na história das Copas do Mundo   realizada nos meses de novembro e dezembro. Devido as altas temperaturas que afetam o Qatar durante o meio do ano, quando costumeiramente é disputado o Mundial, a Fifa então decidiu pela mudança já no ano de 2015.

A primeira grande mudança é que será disputada em três países, Estados Unidos, Canadá e México.

Lembrando que em 2002 em sua decima sétima edição a Copa do Mundo foi organizada em dois países, Coreia do Sul e Japão foi a primeira vez na história que mais de um país organizou o torneio, com isso três seleções já estavam classificadas automaticamente França campeã anterior, Coreia do Sul e Japão.

Foram reunidas 32 seleções de 31 de maio a 30 junho, e para quem não se lembra o Brasil foi campeão derrotando a Alemanha na final por dois a zero, com dois gols de Ronaldo Fenômeno.

A próxima copa do mundo não terá as tradicionais 32 seleções e sim 48.

A princípio as seleções serão divididas em 16 grupos de três países. As duas melhores de cada chave avançariam para um mata-mata com 32 classificados. Porém este formato não está “fechado”.

Também será a primeira vez que quatro seleções já estarão classificadas, a tradicional campeã anterior a Argentina e as anfitriãs, Estados Unidos, México e Canadá.

Na verdade, a grande maioria dos jogos serão nos Estados Unidos, abaixo as cidades sedes:

Canadá: Vancouver, Toronto.

México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México.

Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York.

Com o aumento do número de vagas a nova distribuição ficará assim:

Europa – Uefa: 16.

África – CAF: 9 mais um na repescagem.

Ásia – AFC: 8 mais um na repescagem.

América do Sul -l Conmebol: 6 mais um na repescagem.

Américas Central, do Norte e Caribe – Concacaf: 6 mais um na repescagem.

Oceania –  OFC: 1.

O Brasil é a única seleção que participou de todas as edições da Copa do Mundo, e agora com o aumento do número de vagas para a América do Sul passando para seis, é praticamente impossível o Brasil deixar de participar de alguma copa do mundo daqui para a frente, e nesse próxima ainda com a classificação automática da seleção da Argentina, tudo fica mais fácil. 

E para a Concacaf que representa a América do Norte e América Central com suas 6 vagas (três já garantidas para Estados Unidos, Canada e México) mais uma para a repescagem, estas vagas serão todas disputadas somente por seleções da América Central e Caribe.

Lembrando que a Costa Rica representando a Concacaf já participou de seis Copas do Mundo e como curiosidade Cuba já participou de uma Copa do Mundo no ano de 1938, será que terá chance em 2026? 

Cesar Pruss

Desenvolvedor de Sistemas (Web, Desktop, Aplicativos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *