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O avião comercial mais rápido do mundo

A Velocidade que o avião supersônico alcançara será de Mach 1, mas o que isso significa?  Vamos lá, representa 1,7 vezes a velocidade do som, em número compreensível para nós, será de cerca de, 2.099 quilômetros por hora, incrível marca.

E mais, será avião comercial, de transporte de passageiros, desde a saída de cena do Concorde em 2003, sua operação teve início  em 1976, nada parecido acontecia na aviação mundial.

O avião Overture está programado para entrar em produção no próximo ano, em 2024, o responsável por este avanço na aviação é a empresa Boom Supersonic que tem como presidente Kathy Savitt de 35 anos.

Kathy relata ainda, foram simulados 26 milhões de horas de simulação e testes em túnel de vento.

Ela continua explicando que a empresa Boom anunciou o novo design “ecologicamente correto” do Overture, o avião comercial mais rápido do mundo.

Overture que em tradução livre para o português podemos nos referir como sendo “abertura”, o modelo também conta com asas de gaivota, que ajudam a atingir a velocidade supersônica, na verdade o projeto é voar com o dobro da velocidade dos jatos supersônicos atuais, porém só em uso militar nos Estados Unidos. 

O projeto é muito respeitado no meio, tanto que empresas como American, United e Japan Airlines já solicitaram encomendas no total a empresa já tem 130 pedidos, nada mal para um projeto.

Por exemplo concreto, podemos citar que a companhia aérea americana American Airlines fechou com a Boom Supersonic uma encomenda para 20 unidades do avião supersônico de passageiros Overture, com opção de mais 40 aeronaves.

Em relação a comparação com o Concorde, eles são muito simultâneos, praticamente com o mesmo tamanho, porém a capacidade de passageiros será menor, a ideia será de levar de 65 a 80 pessoas.

O Concorde tinha capacidade de levar de 92 a 128 passageiros.

Outra diferença que podemos citar é que, em vez de alumínio do Concorde, o Overture vai utilizar compostos de carbono na fuselagem, que são atualmente mais fáceis de produzir e mais resistentes ao calor gerado pelo atrito supersônico.

De acordo com a Boom, o avião com essas características poderá servir em mais de 600 rotas ao redor do mundo, cumprindo os trechos em menos da metade do tempo que os jatos subsônicos atuais.

A Boom também já confirmou que o voo supersônico ocorrerá apenas sobre os oceanos.

O CEO da empresa, Blake Scholl, disse, em entrevista ao Portal SimpleFlying que sua ideia é reduzir consideravelmente o custo:

“Nossa expectativa é que em muitos casos isso não seja tão diferente do que pagamos na classe executiva hoje. Isso é para o Overture 1. Haverá um Overture 1 e o Overture 3. O objetivo é reduzir o custo da alta velocidade a ponto de não haver razão para alguém escolher [um voo] subsônico. Isso levará tempo, serão várias gerações de aeronaves, mas é para onde estamos indo. Além disso, acho que é uma das razões para estar animado. Mesmo com o Overture 1, é um salto de 75% em relação ao que já tivemos antes. Isso significa que estará ao alcance de dezenas de milhões de passageiros no primeiro dia.”

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