ComidaSaúde

O Café é Saudável?

A pergunta mais recorrente quanto a esta bebida, primeiro vamos esclarecer que realmente o café é a bebida mais consumida no Brasil, e, portanto, a mais popular como consequência, sim os brasileiros são apaixonados pelo café não só por tomar mas tudo que envolve o ritual, o convite o encontro o bate-papo em torno no sagrado cafezinho de todo dia.

Ao tomarmos nosso delicioso café, estamos ingerindo uma série de substâncias, a mais conhecida é sem dúvida nenhuma a cafeína, conhecida por sua ação estimulante, porém o que mais tem no grão de café, são os ácidos clorogênicos, compostos antioxidantes.

Além disso ainda temos vitamina B3 e minerais como potássio, manganês e ferro.

Mas a polemica é longa e pesquisadores do mundo inteiro se dedicam a saber mais sobre esta poderosa planta, segundo pesquisas em vários sites podemos citar alguns benéficos:

mas separamos para você as melhores informações sobre os benefícios do café para a nossa saúde.

A bebida tem efeito termogênico e não contém glúten, principal ativo do açúcar, ela ajuda então, na prevenção de doenças como Parkinson, Alzheimer e diabetes do tipo 2, sem contar que há também benefícios para o sistema respiratório e a associação a um menor risco de desenvolver câncer.

Isto claro, bebendo moderadamente, como toda bebida;

 Com relação a cafeína que é uma das melhores substâncias presentes no café, ela tem efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico.

Outros nutrientes benéficos são os ácidos clorogênicos que são responsáveis por grande parte da atividade antioxidante do café. Essa ação ajuda a inibir inflamações e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outras inflamatórias.

Como curiosidade podemos citar que a história do café começou no século VII. O café é originário das terras altas da Etiópia, muito provável com culturas no Sudão e Quênia e transportado pelos mouros para o Egito e a Europa.

É muito conhecida a lenda que conta que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia.

No ano de 1475 surge em Constantinopla a primeira loja de café, produto que para se espalhar pelo mundo se beneficiou, primeiro, da expansão do Islamismo e, em uma segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos.

No Brasil, a primeira muda foi trazida clandestinamente da Guiana Francesa em 1727.

As primeiras tentativas de plantações não foram bem sucedidas, a primeira foi no estado do Pará, logo depois no Maranhão e Bahia, mas o clima não era o ideal nessas primeiras tentativas.

Entre 1800 e 1850, a tentativa foi o Sudeste o desembargador João Alberto Castelo Branco trouxe as mudas do Pará começou pelo Rio de Janeiro logo a seguir São Paulo e Minas Gerais, sucesso absoluto, por décadas o café foi a maior fonte de receitas do pais, devido a suas exportações.

Então já tomou seu cafezinho hoje ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *