CuriosidadesEsportesGeral

Primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo – Preguinho

Você sabia que o primeiro gol da seleção do  Brasil em Copas do mundo foi marcado pelo jogador de apelido  Preguinho,  o jogo foi contra a Iugoslávia, no primeiro mundial disputado, que aconteceu no  Uruguai, no ano de 1930. O jogo terminou em derrota do Brasil por 2×1.

A data foi 14 de julho de 1930, o Brasil estava perdendo por 2 x 0 o jogo era no Parque Central, em Montevideo, capital do Uruguai onde foi disputada a primeira copa. Preguinho também era capitão da seleção brasileira.

O gol foi de cabeça e entrou para a história seleção brasileira.

Hoje o que parece impossível naqueles tempos nem tanto, Preguinho se revezava entre as piscinas e o campo.

Nadava pela manhã e à tarde treinava futebol, nas piscinas Preguinho chegou a ser campeão estadual de natação na categoria 600 metros. Ele também praticava outros esportes.

Jogava como ponta esquerda do fluminense que foi seu único clube, jogou de 1925 até 1939, e conquistou o bicampeonato carioca nos anos 1937 e 1938.

Foi o maior goleador do estádio das Laranjeiras tradicional campo do Fluminense, foram 132 gols em 162 jogos.

Quando Preguinho nasceu sua família já era sócia do Fluminense o atacante faleceu em 1979 aos 74 anos de idade.

Além de ter marcado o primeiro gol com a camiseta da seleção brasileira, Preguinho marcou mais dois naquela copa, os dois foram contra a Bolívia, o jogo terminou 4×0.

O Brasil foi eliminado na primeira fase, jogando assim, somente duas partidas, Preguinho marcou gols nestas duas.

Seu nome João Coelho Netto, nasceu em 08 de fevereiro de 1905, no Rio de Janeiro, mas praticamente ninguém o chamava pelo nome, ganhou o apelido na infância após ter sido jogado em uma piscina por amigos e ter caído “como um prego”.

Na história do esporte brasileiro, Preguinho é citado muitas vezes como o desportista mais completo que o Brasil já produziu.

Os outros esportes que Preguinho praticou, além do futebol:  natação, remo, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei, hóquei sobre patins e tênis de mesa, detendo 387 medalhas, 55 títulos nessas modalidades.

São inúmeras as histórias contados sobre ele, uma clássica é que após sagrar-se campeão carioca de natação, foi para as Laranjeiras, o Fluminense disputava a final do campeonato do estado, chegou no perto do fim jogo, a tempo de se fardar e entrar em campo, para sagrar-se campeão carioca de futebol, dois campeonatos no mesmo dia, O campeonato de natação era em Botafogo, as variações da história dão conta que ele se deslocou para as Laranjeiras de Táxi, outras afirmam que foi de bicicleta, porém a mais épica diz que ele foi correndo.

Livro:

Existe um livro que conta muito se suas histórias, assim como os fatos inusitados de sua trajetória e as estatísticas de seus gols e jogos pelo Fluminense, “Preguinho – Confissões de um Gigante” (SportLivro / Edição do autor), de Waldir Barbosa Jr., com colaboração de Waléria Barbosa, lançado em 2013.

Cesar Pruss

Desenvolvedor de Sistemas (Web, Desktop, Aplicativos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *