CuriosidadesGeral

Curiosidades sobre Brasil Imperial

Em 07 de setembro de 2022, foi comemorado os 200 anos da Independência do Brasil, esta data não pode ser deixar de ser lembrada pelo Mais Dicas

Lembramos esta importante data para o Brasil, com algumas curiosidades da família real e o Brasil Imperial. 

– A Família Real veio literalmente fugida para o Brasil no ano de 1807. Portugal estava prestes a ser invadida por Napoleão Bonaparte. Para a viagem a família real contou com a ajuda da Inglaterra. A jornada durou 55 dias e eles chegaram no Brasil em 22 de janeiro de 1808. 

– No Brasil, D. Pedro II e sua família Imperial não tinha escravos, eles eram assalariados e livres. 

– D. Pedro II falava 23 idiomas. 

 – O Clássico Árabe “As mil e uma noites”, em sua primeira tradução para o Português do Brasil, foi feito por D. Pedro II. O original era em Árabe Arcaico. 

 – A liberdade de expressão era total no governo de D. Pedro II, mesmo que a mídia o ridicularizasse quase que diariamente por vestir roupas extremamente simples, não existia qualquer tipo de censura.  

 – Na casa de veraneio na serra de Petrópolis, a Princesa Isabel escondia escravos foragidos, também fazia campanha para arrecadar dinheiro para alforria de escravos. 

 – Já no Rio de Janeiro, no Palacio em Laranjeiras, a Princesa Isabel recebia amigos negros para saraus e “bate-papos”, um escândalo para a sociedade brasileira.  

 – Santos Dumont, o pai da aviação, almoçava três vezes por semana, na casa da Princesa Isabel, depois que a família Real deixou o Brasil, a Princesa morava em Paris. 

– O Brasil foi o segundo país do mundo a instalar o telefone, isso em 1877, Dom Pedro II conheceu pessoalmente Graham Bell e seu invento, numa exposição nos Estados Unidos. 

 – Quando D. Pedro II, assumiu seu reinado no ano de 1840, 92% da população brasileira era analfabeta. 

Em 1889, último ano de D. Pedro II, essa porcentagem era de 56%, devido ao seu grande incentivo a educação. D. Pedro II construiu inúmeras escolas.  

–  Pedro II extinguiu a guarda chamada Dragões da Independência por achar desperdício de dinheiro público. Com a república a guarda voltou a existir. 

– Pedro II fez um empréstimo pessoal em Banco Europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Depois da compra D. Pedro II, visionário, mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica nativa. 

– Apesar da comemoração ser realizada em 7 de setembro, o decreto da Independência foi assinado cinco dias antes, em 2 de setembro de 1822. Na ocasião, Dom Pedro I estava viajando. 

– A Independência do Brasil, não foi assinada por D. Pedro I.  

Leopoldina da Áustria, esposa de Dom Pedro e princesa regente durante a viagem do marido, foi quem assinou o decreto da Independência.  

– A Independência não foi de graça, ela custou dois milhões de libras esterlinas ao Brasil.  

Portugal cobrou dois milhões de libras esterlinas como forma de indenização. O Brasil não tinha este dinheiro então fez um empréstimo com a Inglaterra. Desta maneira iniciou a dívida externa brasileira. Isto foi em 1825.  

– O famoso quadro símbolo da independência do Brasil, quadro de Pedro Américo ficou 3 anos guardado, acumulando pó, antes da fama. 

Independência ou Morte foi pintado por Pedro Américo em Florença Itália, e ficou pronto em 1888, 66 anos depois do grito do Ipiranga.   – Desta maneira, o primeiro monumento público do país sobre a independência foi a Estátua de D. Pedro I, uma escultura de granito e bronze de 6 metros de altura instalada na Praça Tiradentes, no Rio, e inaugurada em 1862. 

Cesar Pruss

Desenvolvedor de Sistemas (Web, Desktop, Aplicativos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *