Novo Planeta
A Nasa, Agência Espacial Norte-Americana, anunciou nesta terça-feira, dia 10 de janeiro de 2023, através de seu site oficial a descoberta de um planeta com tamanho equivalente ao da Terra.
A distância da Terra é de 101,4 anos-luz e recebeu o nome de recebeu o nome de TOI 700 e.
A 100 anos-luz de distância está um planeta do tamanho da terra orbitando uma estrelinha anã que pode conter água líquida, revela a NASA.
É um descobrimento promissora. A NASA anunciou que encontrou um planeta em condições habitáveis, a 100 anos-luz da terra em outro sistema planetário na constelação de Dorado.
Denominado “TOI 700 e”, este corpo celeste tem 95 % do tamanho do nosso planeta, orbita uma estrela anã e situa-se numa “região habitável optimista” na constelação Dorado, que permite a existência de água líquida, pelo que possui condições para a vida.
O descobrimento veio de dados do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA, um satélite móvel que procura por exoplanetas. Um planeta fora do nosso sistema solar que orbita uma estrelinha.
O agora descoberto planeta faz parte do sistema planetário TOI 700, nome dado à estrelinha anã e a três outros planetas (TOI 700 b, c, d), mas dos quatro, têm apenas duas condições para serem habitáveis.
“Este é um dos poucos sistemas que conhecemos que tem muitos planetas pequenos em zonas habitáveis”, disse Emily Gilbert, pesquisador principal do descobrimento no laboratório de Impulsão a Jato da NASA. E o TOI 700 é o mais próximo em tamanho do mundo. É um sistema planetário “muito interessante” para um estudo mais aprofundado no futuro, disse o astrónomo. Este novo planeta orbita a estrelinha anã a cada 28 dias e provavelmente é rochoso, segundo os astrônomos responsáveis pela descobrimento anunciado no dia 10 durante o 241º encontro da American Astronomical Society, em Seattle. A NASA anunciou que um artigo sobre o TOI 700 será publicado no The Astrophysical Journal Letters.