TecnologiaÚltimas

Invenções após o homem na Lua

Não há dúvida de que com o advento da chegado do  homem  na lua além de ser uma das maiores conquistas da ciência até hoje e como consequência, as contribuições desse feito para a evolução da humanidade vão muito além da corrida espacial ou do descobrimento de novos ambientes nos quais possamos viver no futuro. Algumas coisas que existem em nosso cotidiano se devem ao fato de que um dia a administração Nacional de Aviação e Espaço (NASA) desenvolveu o programa Apollo e posicionou com sucesso vários astronautas no reino lunar.

Confira abaixo cinco avanços científicos desde a que o homem pisou na lua, no ano de 1969.

1. Máscara respiratória para bombeiros

A máscara respiratória usada pelos bombeiros é fruto de pesquisas da NASA, embora não tenha sido inventada pela agência espacial. Mas eles tornaram isso eficaz. A razão para isso é que, em 1971, os bombeiros tinham um problema o aparelho de respiração usado no combate a incêndios era muito pesado, o equipamento chegava a 30 quilos.

Assim, a NASA usou o conhecimento que já tinha no desenvolvimento de equipamentos para astronautas para trabalhar com o governo dos Estados Unidos da América para criar uma ferramenta mais leve e prática que pudesse ser usada na terra.

2. Purificação da água

Quando a NASA estava explorando maneiras de enviar cosmonautas ao espaço, havia um problema relativo no transporte de água. Para purificar a água durante os voos uma conhecida agencia americana criou um novo sistema baseado em íons de prata para acabar com as bactérias. A invenção tornou-se muito útil também na terra pois para isso costumava ser usado cloro, que, em excesso, não fazia bem à saúde.

Este sistema de íons de prata ainda hoje é usado em torres de resfriamento, condicionadores de ar e até mesmo para limpeza de piscinas.

3. satélites

Desde a chegada do homem à lua, a exploração mais diligente da tecnologia de satélite. Todos os anos, centenas de satélites são enviados ao espaço para coletar dados adicionais. De acordo com a associação dos cientistas, os satélites de hoje são divididos nas seguintes funções: 40 % dos satélites realizam comunicações, 36 % fornecem serviços de observação da terra 7 % contribuem para a tecnologia GPS e 6 % para o desenvolvimento da ciência espacial.

4. tecidos de polímeros sintéticos

O polímero é um material derivado do plástico e possui alta resistência ao calor Ele ajuda a formar tecidos sintéticos extremamente usuais em nossas vidas hoje, como o nylon (muito usado em roupas esportivos e entornos) e o poliéster.

Este material foi sintetizado pela primeira vez pelo químico americano Carl Marvel na década de 1950, mas ele provavelmente não teria chegado tão longe com sua invenção se a NASA não o tivesse usado para suas missões. Na época a agência espacial estava tentando desenvolver uma fibra que não queimasse quando exposta o altas temperaturas. A preocupação partiu diretamente do incêndio que eclodiu na espaçonave Apollo 1, que matou três tripulantes em 1967. Depois de usados pela NASA, o novo material foi testado nos equipamentos de proteção dos bombeiros da década de 1970 e ainda é um item básico, sendo hoje um dos tecidos mais confiáveis ​​para situações quentes.

5. Dispositivos sem fio

A tecnologia sem fio também está diretamente ligada às necessidades de exploração da NASA, pois é necessário desenvolver uma broca sem fio para minerar rochas lunares. Esta tarefa não é fácil. Mas a experiência da NASA foi capaz de inventar um dispositivo sem fio baseado no que já se sabia sobre equipamentos médicos e aspiradores de pó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *