TecnologiaÚltimas

Satélite da NASA desativado em 2005 cai na Terra

Um antigo satélite, já fora de uso, aposentado pela Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) – o Earth Radiation Budget Satellite (ERBS) – caiu na terra na madrugada desta segunda-feira dia 09 de janeiro de 2023, após quase quarenta anos no espaço.

Ele já estava fora de uso mais da metade deste  tempo,  até que em  14 de outubro de 2005 foi de forma oficial desativado.

Segundo o departamento de defesa norte-americano o objeto de 2,5 toneladas – reentrou na atmosfera terrestre em um ponto acima do oceano de Bering, entre o Alasca e a Sibéria.

A Agência Espacial dos Estados Unidos da América esperava que o objeto queimasse completamente durante a queda, mas partes da estrutura podem ter resistido e caído no oceano sem registro de danos ou ferimentos.

Embora fosse previsto que o ERBS tivesse uma vida útil de apenas dois anos, ele operou normalmente na órbita da terra por até 21 anos após ser lançado do cabo Canaveral em 5 de outubro de 1984.

Quando o ERBS foi transportada através do famoso ônibus espacial  em 1984, três instrumentos eram necessários a bordo: dois para medir o equilíbrio da energia solar absorvida e emitida pela terra e um terceiro instrumento para avaliar constituintes estratosféricos como ozônio, água, fumos e dióxido de nitrogênio e aerossóis.

O balanço de radiação da terra (que dá nome ao satélite) é um importante indicador da saúde do clima, e sua avaliação correta pode ser útil para a construção de um modelo climático do planeta. As mensurações da concentração de ozônio na estratosfera são postas para avaliar o nível de proteção contra a radiação UV prejudicial.

Os dados coletados pelo ERBS Aerosol and Stratospheric Gas Experiment II (SAGE II) foram necessários para alertar  o mundo sobre o dramático declínio da camada de ozônio global naquela época. Esta informação forma a base para a formatação do acordo do Protocolo de Montreal. Trata-se de um acordo internacional que prevê a redução mundial do uso de clorofluorcarbonos (CFCs).

Em resumo, O ERBS satélite de 2.450 kg,  foi lançado a bordo do ônibus espacial Challenger em 5 de outubro de 1984, como parte de um trio de satélites com a missão de medir a energia irradiada e absorvida pelo planeta e por certas partes da atmosfera, como o ozônio.      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *